Pular para o conteúdo principal

Equipes Anteriores


Equipe 2015-2019

Otávio Correia

Otávio José Correia Neto Bacharel em direção teatral e mestrando em teatro pelo PPGAC  é um dos alunos que coordenou o projeto. Na escola de teatro Otávio já participou como assistente de direção em diversos espetáculo, alguns deles são: Paco e o Tempo, Os Físicos ambos direção de Guilherme Hunder, A comédia humanda direção de Maurício Pedrosa e Dark Times ou Santa Joana ainda vive nos matadouros direção de Paulo Cunha estes dois últimos espetáculos da Companhia de Teatro da UFBa. Vale ressaltar que Otávio é formado em Química pelo Instituto Federal da Bahia onde também teve a sua formação do nível médio. No ato de quatro é o responsável geral pela organização e disposição da sala 104 para a apresentação das cenas, também se responsabiliza pelas montagens de luz das cenas.  Otávio também foi um dos criadores do Premiato, sendo, inclusive, o roteirista dos dois anos em que aconteceu a premiação.


Sidnaldo Lopes


Sidnaldo Lopes é ator, produtor cultural, arte educador e licenciando em teatro coordenou o projeto junto com Otávio e atualmente é o aluno coordenador. Faz parte do teatro desde 2010. Integrou o grupo Plataforma Solidariedade (GAPA-BA) por três anos onde iniciou suas atividades como arte educador. É formado como ator pelo XXIX curso livre de teatro da UFBa e tem eu seu currículo espetáculos como ''Viaje na prevenção'' direção Iara Villaça, ''Eu vim aqui pra vadiar - Três peças de Suassuna'' direção Daniel Marques, ''Diferentes Iguais'' direção Débora Ladim, ''Paco e o Tempo'' e ''Avesso'' ambos com direção de Guilherme Hunder, estes últimos também fez a produção executiva. Além de Paco e o Tempo, fez a produção executiva de ''Os Físicos'' - direção Guilherme Hunder (2016) e a Assistência de Produção do espetáculo ''Romeu e Julieta'' - direção Harildo Déda. No Ato de quatro, na formação anterior, foi responsável pela divulgação das cenas e divide a função de operador de luz das cenas apresentadas com Otávio Correia e Alice Gramacho e a produção das cenas apresentadas com Barbara Lais. coordenou e foi presidente da curadoria do Premiato ano II além de fazer a produção executiva do PremiAto. Sidnaldo também foi um dos criadores do Premiato, premiação da qual foi mestre de cerimônia na segunda edição.


Barbara Lais, Estudante do curso de interpretação Teatral da Escola de teatro da UFBA.  Premiada no Festival Universitário de cenas curtas, o Premiato, com os solos Enleio (2015) e Fim de Linha (2016). É membra fundadora do grupo "Os Disponiveis". Destacam-se entre os trabalhos os espetáculos “ Eni Kookan ipade Idanimo , Denegrindo o mundo” (2018) "Pinno, ou Fannie - Uma garota especial!" (2018), "Jackie - A do mal! Ou não... nem tudo é o que parece!" “ Roque Santeiro em O Berço do Herói” (2018), "Eu sou a tempestade" (2018)  O Santo Inquérito  (2019). Integrante do projeto Looking Édipo Rei / 2018 – 2019. Looking for Édipo Rei. Le Reste Vous Le Connaissez par le cinema. Atriz premiada pelo prêmio Braskem na categoria Revelação pela atuação em Jackie – A do mal! Ou não...  nem tudo é o que parece!”. 

Alice Gramacho é graduanda em interpretação teatral e é uma das mais novas integrantes da equipe do ato de quatro é assistente de iluminação do ato de quatro e também operadora de luz do projeto. Na segunda edição do Premiato foi foi mestre de cerimônia junto com Felipe Viguini e Sidnaldo Lopes.

Equipe 2014

Victor Hugo Sá

Victor Hugo Sá é iluminador e licenciando em teatro UFBa. Formado como ator pelo XXIX curso livre de teatro da UFBa fez trabalho como ator nos espetáculos ''Eu vim aqui pra vadiar - Três peças de Suassuna'' direção Daniel Marques (2015) e ''A lenda das Yabas'' - direção Fábio Tavares (2013). Como iluminador fez trabalhos em ''A lenda das Yabás'' direção Fábio Tavares (2013), ''O Assalto'' - direção Lincoln Pessoa (2013), ''Diferentes Iguais'' direção Débora Landim (2015), além desses ele fez a assistência de iluminação nos espetáculos ''As confrarias'' - direção Paulo Cunha (2014) e ''A cidade do circo dos dias Iguais'' - direção Sandro Souza. No projeto ato de quatro nos anos de 2014/2015 foi o coordenador geral, foi da equipe e um dos responsáveis pela parte de montagem de luz das cenas apresentadas e um dos responsáveis pela iluminação da cerimônia de premiação do projeto o PremiAto, premiação da qual foi idealizador e um dos criadores. Atualmente faz parte da Companhia Casamento aberto.


Marina Lua é natural de Salvador Ba, vem como integrante da equipe do ato desde 2012.Formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve trabalhos como performer, atriz, professora/pesquisadora, palhaça, além de atuar nas áreas de produção, audiovisual, escrita e consciência corporal. Já participou de festivais como, por exemplo, FETUBA (MG)com o solo “A Reza” premiado pelas categorias de melhor cenografia e melhor atriz em 2015, Satyrianas (SP) com a montagem “O Final Quase” do Coletivo Nozes, além da performance “Agoceta”, também nos festivais Emergências (RJ), FUBA (Festival Universitário de Artes), MinaTudo (BA), além da 71 Interferências (BA) com a performance “INUNDA” e III EmComTato Festival (Palmeiras/BA). Esteve também atuando nas montagens dos espetáculos "Violeta", "TRANSVESTIR" e "Yerma" no Teatro Martim Gonçalves (BA) e participou da “MOVE: TODA QUALQUER DANÇA” no VIVADANÇA no TCA (BA). Integrou o Coletivo de mulheres Elas Por Elas como idealizadora e produtora do Festival Elas Por Elas (BA) edição I e II (2016-2017) e colaborou como voluntária no Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia (FILTE) na área de mídias sociais. É criadora do curta híbrido “SUFOCA” e vem construindo seu caminho nas artes há 10 anos fluindo e costurando as linguagens que lhe permite navegar em descobertas artivistas.                              

Guilherme Hunder

Guilherme Hunder é produtor cultural, Bacharelando em Direção Teatral e Arte educador é um dos alunos que integram a bancada julgadora do PremiAto e além disso é o diretor artístico da cerimônia de premiação. Em seu currículo  como diretor tem espetáculos como Alvorada nordestina (2012), Brasil Africano (2015), Lixo! Nosso problema de todo dia (2013), Os Físicos (2016) e Paco e o Tempo (2015), este ultimo indicado ao prêmio Braskem de Teatro no ano de 2015 em três categorias incluindo melhor espetáculo. Como produtor executivo trabalhou nos espetáculos ''Longa Jornada Noite Adentro'', espetáculo vencedor do prêmio Braskem de teatro, (2013), ''Volta ao Lar'' (2014) e ''Romeu e Julieta'' (2016) Todas com direção de Harildo Déda. Como Arte Educador No ano 2014 ministrou oficinas de teatro no Projeto Temploerê, oficinas artísticas e praça públicas de salvador e interior. Dirigiu o espetáculo ''Avesso'' (2016), vencedor do prêmio Braskem de teatro na categoria melhor espetáculo infantojuvenil. Recentemente voltou a ganhar o prêmio Braskem de teatro na categoria melhor espetáculo Infantojuvenil com o espetáculo ''O mundo das minhas palavras'', trabalho que dividiu a direção com o ator, diretor e dramaturgo Wanderley Meira. Foi idealizador e um dos criadores do Premiato

Felipe Viguini

Felipe Viguini é bacharelando em Interpretação Teatral e desde 2010 está no teatro que foi quando ingressou no curso livre de teatro de sesc e logo depois fez o curso livre da UFBa. Tem em seu currículo espetáculos como As Confrarias - direção Paulo Cunha (2014), A cidade do circo dos dias iguais - direção Sandro Souza (2015), Vozes do desejo - direção Hebe Alves (2015), Em construção - direção Hebe Alves (2016), Romeu e Julieta - direção Harildo Déda (2016) e Dark Times ou Santa Joana ainda vive nos matadouros - direção Paulo Cunha (2016). No ato de quatro ele é uma das pessoas responsáveis pela montagem de luz para as cenas apresentadas além de responsável pela luz da cerimônia de premiação do PremiAto. Foi idealizador e um dos criadores do premiato sendo, inclusive, mestre de cerimônia da primeira  e segunda edição.

Lohana Soares, Artista plastica.                         








Genário Neto, Ator formado pelo Curso Livre de Teatro da UFBA e graduando em Interpretação Teatral pela mesma universidade, agregou à sua formação estudos sobre o canto lírico e o teatro em Porto - na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Ainda na Escola de Teatro da UFBA, participou de mostras e espetáculos dos alunos de Direção Teatral da sua geração incluindo "Madame Satã" (Thiago Romero) e "Memórias do Mar Aberto - Medeia Conta sua História" (Letícia Bianchi), espetáculos que lhe renderam uma indicação na 26° Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Ator de 2018. Já integrou outros espetáculos premiados como "Rebola" (Thiago Romero) e "A Máquina que Dobra o Nada" (Caio Rodrigo), além de carregar consigo experiências com grandes nomes do teatro baiano, entre eles Hebe Alves e Harildo Déda, diretores de espetáculos da Cia de Teatro da UFBA, tendo em alguns deles, a participação de Genário. Junto com seus colegas, se empenhou em retornar com as atividades do Ato de Quatro quando esse se encontrava parado. Na nova gestão, Genário foi idealizador e um dos criadores do Premiato sendo, inclusive, mestre de cerimônia da primeira edição.

                                      
                                            Equipe 2012

 
Saulus Castro, ingresso em 2011 no Bacharelado em Interpretação pela Escola de Teatro da UFBA. Integrante do Coletivo Duo de Artes, aluno pesquisador do PIBIC e aluno especial pelo PPGAC, participou como ator dos espetáculos "Dois de Julho Futebol Clube", dirigido por Daniel Marques; "O mendigo ou o cachorro morto", de Bertolt Brecht, dirigido por Tacira Coelho; "De uma noite de Festa", de Joaquim Cardozo, direção de Eduardo Machado; Encenando duas cenas curtas de Marcos Barbosa e Hayaldo Copque  na Escola de teatro da UFBA; atuou nos espetáculos "Minha Poesia de Amor", por Mayana Leitão;  "O califa da rua do sabão", de Arthur Azevedo, direção de Antônio Fábio; "3 Histórias pra lembrar", de José Mena Abrantes, direção de Luiz Antônio Jr.; "Bodas de Sangue", de Garcia Lorca, direção de Ramon Reverendo. Participante de oficinas com Fábio Vidal, Marco Damasceno, Alexandre Luis Casali, Teatro da Vertigem, Djalma Thürler, Alexandre Boccanera, Diego Molina, Fernando Yamamoto e André Gracindo.

E-mail: sauluscastro@hotmail.com



Vitória Alana
° Graduanda em Licenciatura em Teatro na Universidade Federal Da Bahia Ingresso no
ano de 2011.
- Cursos e trabalhos:
° Mostra Lânguida Face, da Cia. de Teatro Recortados e Remendados, em cartaz no
Feijão da Escola de Teatro da UFBA nos dias 26/11/2010 03/12/2010 e na Sala 05 da
Escola de Teatro da UFBA, no dia 10/12/2010.
° Mostra do curso de Licenciatura em teatro da UFBA módulo I. Direção Maria
Eugênia.
°Mostra do curso de Licenciatura em teatro da UFBA módulo II. Direção Sônia Rangel.
° Mostra sobre o carnaval com Grupo de Teatro Os Bacos, apresentada nas ruas de
Salvador durante o Carnaval de 2011./ Projeto ato de quatro de 2011 sala 5 Escola de
Teatro. Direção de Kadu Lima
° Curso de interpretação/ Cia de teatro Recortados e Remendados/ Direção de Kadu
Lima
° Curso de Interpretação para montagem de espetáculo/ Cia de Teatro Abafabanca,
Direção Bertho Filho.
°Teatro empresa, apresentações em faculdades com o Grupousina de teatro 2010.
° Projeto para montagem de espetáculo através do Partido Socialista PCdoB, / Loreta
Valadares- Nú ato Cia De Teatro/ Povo Brasileiro, povo de lutas! Direção Kadu Lima
° Oficina sobre cultura do boi no Brasil, apresentação de mostra no ano de 2010.
Direção Eduardo
° Animação, Palhaçaria.
° Apresentação no projeto ato de quatro 2011. O jardim secreto de Amanda Maia. Direção
Amanda Maia. (http://teatrosaladistar.com/ratoeiracenica/tag/o-jardim-secreto)
°Espetáculo Bóssambacos apresentação no Espaço Xisto Bahia, e sala do coro do TCA (Foyer), 2012.° Festival de declamação de poesias em homenagem aos 165 anos de Castro Alves alcançando o primeiro lugar com a poesia Adeus, 2012.
° Apresentação na 10ª semana de museus no Pelourinho com os vencedores do concurso de
poesias de Castro Alves, 14 de Maio de 2012.
°Espetáculo Bossambácos com a Cia de teatro Recortados e Remendados apresentado no
projeto O que Cabe Nesse Palco no Teatro Vila Velha no Cabaré dos Novos, tendo como
auxilio de direção Marcio Meirelles e Zeca De Abreu.
°Cena “Cadeiramor Duzôtru¿” apresentada pelo grupo Trio do “Buzú”/Palhaços sem picadeiro no mês de junho pelo projeto Ato de 4 na sala 5 e no teatro Martim Gonçalves.


Waltdisney Bomfim
Professor, graduado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus VI Caetité., tenho experiência na área de teatro. Atuo na área do teatro de rua, categoria amador, no grupo de teatro " Dobradores de Arte - A Trupe" pertencente a UNEB Campus VI - Caetité e residente na Casa Anísio Teixeira. Atualmente integrande do grupo artístico Bem-te-vir Guanambi., pertencente a UNEB Campus XII-Guanambi.iniciando o curso de graduação a na área de Licenciatura em teatro pela Universidade do Estado da Bahia.
  

Equipe 2011

Função: Coordenação

Fred Alvin, graduando ingresso em 2010 no curso de Interpretação Teatral na Escola de Teatro da UFBA. Ator desde 2004 vem trabalhando com vários nomes do teatro baiano e brasileiro, integrando Grupo Teatral Lacatrinca, Cia Anjos do Arenoso com o espetáculo "Pivete Rei", na Cia Corpo de Prova, de Minas Gerais, interpretando "João Grilo" no "Auto da Compadecida" com direção de Marcos Correa da Cia Os Fodidos e Privilegiados (RJ), seu último trabalho extra-curricular em 2010 foi "Édipo", peça de formatura em Direção Teatral de Sanara Rocha.
Além de ator, tem participação em alguns espetáculos como cenógrafo, iluminador, cenotécnico, contra-regra, aderecista e até figurinista. Sendo registrado no SATED como Ator, Cenotécnico e Contra-regra.
E-mail: fred.alvin@gmail.com



Laís Machado Graduanda do curso Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação teatral na Escola de Teatro da Universidade Federal Bahia (UFBA). Durante o ano de 2007 fez parte do
grupo de dança contemporânea do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia, e da Cia de teatro Segunda Opinião. Em 2009 continuou na dança,fazendo parte do grupo de Dança do Ventre, Moulin Rouge. Recentemente, no ano de 2011 fez o curso de fevereiro, integrante da programação do Terra LUME, O corpo como fronteira e Conceituações sobre corpo em Arte, aulas ministradas por Renato Ferracine, pesquisador do LUME. É,também, membro da equipe de produção do Ato de 4, projeto de pesquisa e extensão da ETUFBA.E também integrante do Teatro Base, Grupo de Pesquisas sobre o Método do Ator, onde atua como atriz/pesquisadora.

Email: laismachado2011@gmail.com



Eveline Ferraz - Currículo em construção...


Heyder Moura, iniciou os estudos em teatro no Rio de Janeiro,fazendo parte do espetaculo de teatro-danca EU SOU UM ARCO-IRIS COSMICO dirigido por Zenaide Silva. Em Belem do Pará participou de Cias de teatro como a CIA DAS ARTES, grupo de experimentação artisticas, dirigida por Ronald Bergman, Cia EXTRUPIATOR, dirigida por Edson Fernando. Participou de montagens com o GRUPO EXPERIENCIA, dirigida por Geralde Sales e GRUPO CUIRA Wlad Silva.Participou na cidade de Belem de comerciais para tv e curta-metragens. Foi aluno do curso tecnico de formacao de atores pela ESCOLA DE TEATRO E DANCA DA UFPA.Em Salvador trabalhou com a CIA TEATRO DA QUEDA no espetaculo ESCAPE dirigido por Thiago Romero. dirigida por
Atualmente é aluno da graduação do curso de Licenciatura em Teatro,ministra oficinas para criancas e adolecentes e participa do grupo de investigacao artistica QUINTO QUARTO A DIREITA.
Email:  heydermoura@hotmail.com


Francisco Vilares- Currículo em construção

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras de inscrição do Ato de 4

A ntes de lançar sua inscrição é preciso estar ciente de algumas regrinhas e informações básicas: 1. Todes da equipe devem apresentar comprovante de vacinação atualizado contra a covid-19. 2.  A inscrição no Ato de 4 compreende apresentação em  TODAS as segundas-feiras do mês . É de responsabilidade da equipe cumprir com essa agenda.  Caso uma cena não se apresente em algum dos dias propostos,  TODOS  os envolvidos na cena serão  PENALIZADOS. 3.  Proponente (quem propõe/inscreve a proposta) deve ser  estudante ou funcionárie da UFBA , mas   qualquer pessoa   pode participar das cenas. 4.  A  proposta/cena inscrita deve ter entre  5 e 15 minutos   de duração. 5.  Não há critérios para seleção das cenas, as 4 primeiras proponentes mediante a inscrição online se apresentam. 6.   Qualquer   manifestação artística pode ser apresentada ( teatro, performance, dança, circo, palhaçaria, música, canto, artes plásticas , etc). 7.  Não será aceita a inscrição de cenas cujo o diretor ou algum mem

LISTA DE CENAS APROVADAS PARA PREMIATO:

(por ordem de apresentação) 1. Combustível (Diego Alcântara e Lara Duarte - Ato de Novembro de 2014) 2. Úrsula (Clara Troccoli - Ato de Novembro de 2014) 3. Juras de Guardanapo (Leo Santolli e Leticia Bianchi - Ato de Maio de 2015) 4. Enleio (Bárbara Lais - Ato de Junho de 2015) 5. Vermelho brasil (Vitoria Alana - Ato de Setembro de 2015) 6. Isso foi apenas uma cena curta (Marcos Lopes e Jell Oliveira - Ato de Setembro de 2015) 7. Três viúvas num bar e uma história pra contar (Fabiane Leal, Joyce Paixão e Jamile Cruz - Ato de Setembro de 2015) 8. Manchete (Junior Brito - Ato de Novembro de 2015) SUPLENTES: (por ordem de chamada) 1. Kaiala (Sulivã Bispo - Ato de Novembro de 2015) 2. A princípio era amor (Caique Copque e Gabrielle Santana - Ato de Maio de 2015) 3. Linha Branca em quando Branco (Alex Brandao e Dimitria Herrera - Ato de Dezembro de 2014) 4. Sri Lanka (Hamilton Lima - Ato de Junho de 2015) A EQUIPE DO ATO DE QUATRO PARABENIZA A TODOS AQUELES

Ato virtual - Novas estratégias cênicas para o ato de quatro

Ato virtual A cena tem que continuar!! No dia 18/05, as 12hrs, o ato de quatro  retomou suas atividade de experimentação cênica, agora virtual. Buscando restabelecer uma comunicação ainda mais próxima com o público, criando estratégias junto aos alunos da UFBa com as diversas linguagens cênicas do campus e suas respectivas escolas, para se reinventar em tempos de pandemia, pois devido a disseminação do novo corona vírus (Covid-19) a Universidade Federal da Bahia suspendeu as atividades presenciais em seu campi, com a ressalva das atividades essências que servem de combate ao corona vírus. Através do Instagram e Facebook do projeto, as cenas acontecem por portagens no perfil, seguindo uma programação semanal variando entre temas, autores, e de livre escolha.  . . Ontem, 20/05, nas redes sociais do projeto foram divulgadas a programação do mês de Junho; Semana 1 (de 1 a 4 do mês):  Autora Claudia Barral . Semana 2 (de 8 a 11 do mês):  Tema Cordel . Semana